domingo, 28 de março de 2010

AUGUSTE CONTE

Estudamos na aula anterior a conceituação da Sociologia, quando ela foi criada, que aspectos foram fundamentais para o seu surgimento. De maneira superficial falamos de Augusto Comte e dos principais sociólogos clássicos: Durkheim, Marx e Weber, e do papel da sociologia atualmente, agora iremos iniciar nossos estudos acerca dos teóricos clássicos de uma maneira diferente, usando esse recurso que é a internet, algo que vocês alunos dominam tão bem, onde iremos começar com o criador da Sociologia, Augusto Comte, falando do positivismo e do início da Sociologia.
Como foi dito anteriormente Auguste Comte (1798-1857), foi quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839.
O que desejava Comte com esse curso? Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia. Ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.
Este pensador era de uma linha positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade, como era comum se pensar naquela época. E tem mais... como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social.
Na visão dele, naquela época, a sociedade estava em desordem, orientada pelo caos. Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, isto é, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias, na hierarquia, no patriarcalismo) para o sistema capitalista (baseado na indústria, no comércio, na urbanização, na exploração do trabalhador).. Era essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a Sociologia.
Assim sendo quando Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordem social e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.
Percebeu? Olhando o passado para compreender o presente. Os do “andar de cima”, e não só eles, nos ajudarão a ver melhor o mundo que vivemos hoje.
Comte via a consolidação do sistema capitalista como sendo algo necessário ao desenvolvimento das sociedades. Esse novo sistema, bem como o abandono da teologia para explicação do mundo seriam parte do progresso das civilizações. Já, os problemas sociais ou desordens que surgiam eram considerados obstáculos que deveriam ser resolvidos para que o curso do progresso pudesse continuar.
Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

  • Visto o que foi lido sobre o Positivismo de Comte, pesquise mais sobre o Positivismo e comente sobre a importância das idéias Positivistas e de como elas ajudaram na criação da Sociologia.
  • Para os que não fizeram a pesquisa, pesquise sobre os três autores clássicos, Marx, Weber e Durkheim, escolhendo um dos três fale sobre eles.