Aulas de TPV

Culminância da Disciplina de TPV, onde houve apresentações de Teatro, Paródia, Poesia e Dança das 3 turmas da Escola Profissional Luiz de Gonzaga Mota.

























           Visita educacional a Fazenda Camarão-Icaraí, observando como um todo, os impactos positivos e negativos da agroindústria em nossa realidade local, contido no Cronograma das atividades previstas na turma de Agroindústria do projeto da disciplina de TPV.
Visando os seguintes aspectos: Observação, Participação, Compreensão das Problemáticas Propostas.













Atualmente a turma de Agroindústria está
trabalhando com o Projeto: O impacto da Agroindústria na Economia Local com o
seguinte projeto criado e elaborado pela turma, sendo a disciplina assistida
pelos professores: Carlos Diego (Sociologia e Filosofia), Suianny Bruno
(História) e Sara Teixeira (Geografia) atualmente sendo substituída pelo
professor Altemy Carneiro (Geografia), onde atualmente estamos ensaiando para
irmos para um momento de Culminância que será realizado na escola provavelmente
no mês de junho.


PROJETO TURMA DE AGROINDÚSTRIA


TEMA: O IMPACTO DA AGROINDÚSTRIA NA ECONOMIA LOCAL


TEMA/INTRODUÇÃO
           
Com o avanço tecnológico e a chegada do terceiro milênio, surge uma grande
explosão de indústrias em todos os setores de trabalho.
           
A cidade de Amontada, recebeu indústrias ampliando seu mercado de trabalho,
cabendo a todos os moradores da cidade, lutar e organizar suas vidas. Atualmente
as fábricas influenciam no dia-a-dia de cada um, pois muitos precisam de
empregos para sobreviver.
           
Em nossa cidade as fábricas produzem grandes economias, exemplo disso vemos: a
fábrica do Coco, Cooperativa da Castanha e Produção de Camarão.
           
Neste projeto temos como objetivo: avaliar as causas e os efeitos negativos e
positivos da agroindústria em nossa realidade, pretendendo apresentar, alguns
elementos que são fundamentais no desenvolvimento do agronegócio.


JUSTIFICATIVA 
           
A agroindústria em Amontada é considerada um fenômeno específico do
desenvolvimento humano, é o conjunto de atividades relacionadas à transformação
de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária. O grau de
transformação varia amplamente em função dos objetivos dos empregos
agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindustria é um
segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o
consumidor.
           
Visto que Amontada possui algumas atividades agroindustriais, trazendo muitos
benefícios para os seus munícipes,
           
E por isso, algumas famílias estão sobrevivendo, apesar de muitas exigências
burocráticas que restringe a comercialização de sua produção ao próprio
município, portanto achamos que uma agricultura familiar defende que a
agroindústria precisa ser tratada diferente de um grande complexo industrial.


OBJETIVOS

Geral:

Contribuir para que os impactos negativos sejam reparados e consequentemente
diminuir a poluição, desperdício, etc.


Específicos:

  • Conscientizar os diretores das fábricas a garantir um trabalho mais ecológico;

  • Realizar levantamento de dados de fábricas poluentes no local (município)

  • Fazer excursões para avaliar o andamento das fábricas.

  • Envidar esforços para construir em parceria com outras áreas a formulação de
    estratégia para transformarem os impactos negativos em positivos.


METAS
           
Fazer com que a população reconheça o valor do projeto, lançando conhecimentos e
fazendo com que esse trabalho possa ajudar a entender os impactos
agroindustriais da região, contribuindo com o desenvolvimento dessas atividade
que acontece em nosso município.



METODOLOGIA

  • Levantamento de Dados na Secretaria de agricultura sobre as atividades
    agroindustriais em nosso município, construção de gráfico para analisar o
    crescimento dessas atividades agroindustriais em nossa realidade;

  • Palestra com uma representante da Secretaria de Agricultura informando sobre as
    atividades agroindustriais que acontecem no município de Amontada;

  • Visitar as atividades agroindustriais na região como: fábrica do coco,
    cooperativa da castanha e a criação de camarão e verificar os impactos:
    negativos e positivos.

  • Entrevista com um operário que trabalha nessas áreas da agroindústria;

  • Construção de um mural mostrando os impactos: negativos e positivos observados
    na visita;

  • Filme sobre impactos da agroindústria, pesquisar na biblioteca e internet (o
    portal do Paranapanema);

  • Ensaio da Peça: Os impactos positivos e negativos da agroindústria;

  • Coreografia da música: Meu País (Zezé de Camargo e Luciano)

  • Construção de poesia e paródias sobre o tema para a culminância final.


CRONOGRAMA


Atividade

Semana

1ª semana (29/03)

Como construir um projeto e início da elaboração do mesmo.

2ª semana (05/04)

Elaboração do Projeto no laboratório de informática

3ª semana (12/04)

Início da socialização do projeto.

4ª semana (19/04)

Conclusão da socialização do projeto e divisão dos alunos conforme a
metodologia.

5ª semana (26/04)

Palestra sobre agroindústria e/ou visita a Secretaria de Agricultura do
município

6ª semana (03/05)

Visita as atividades agroindustriais da região e entrevista com um operário.

7ª semana (10/05)

Construção do mural com os impactos positivos e negativos.

8ª semana (17/05)

Ensaio da Peça, da Coreografia, da paródia, da poesia.

9ª semana (24/05)

Ensaio da Peça, da Coreografia, da paródia, da poesia.

10ª semana (31/05)

Ensaio da Peça, da Coreografia, da paródia, da poesia.

11ª semana (07/06)

Apresentação do Projeto em sala.

12ª semana (14/06)

Apresentação do Projeto na Escola.