domingo, 28 de março de 2010

AUGUSTE CONTE

Estudamos na aula anterior a conceituação da Sociologia, quando ela foi criada, que aspectos foram fundamentais para o seu surgimento. De maneira superficial falamos de Augusto Comte e dos principais sociólogos clássicos: Durkheim, Marx e Weber, e do papel da sociologia atualmente, agora iremos iniciar nossos estudos acerca dos teóricos clássicos de uma maneira diferente, usando esse recurso que é a internet, algo que vocês alunos dominam tão bem, onde iremos começar com o criador da Sociologia, Augusto Comte, falando do positivismo e do início da Sociologia.
Como foi dito anteriormente Auguste Comte (1798-1857), foi quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839.
O que desejava Comte com esse curso? Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia. Ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.
Este pensador era de uma linha positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade, como era comum se pensar naquela época. E tem mais... como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social.
Na visão dele, naquela época, a sociedade estava em desordem, orientada pelo caos. Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, isto é, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias, na hierarquia, no patriarcalismo) para o sistema capitalista (baseado na indústria, no comércio, na urbanização, na exploração do trabalhador).. Era essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a Sociologia.
Assim sendo quando Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordem social e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.
Percebeu? Olhando o passado para compreender o presente. Os do “andar de cima”, e não só eles, nos ajudarão a ver melhor o mundo que vivemos hoje.
Comte via a consolidação do sistema capitalista como sendo algo necessário ao desenvolvimento das sociedades. Esse novo sistema, bem como o abandono da teologia para explicação do mundo seriam parte do progresso das civilizações. Já, os problemas sociais ou desordens que surgiam eram considerados obstáculos que deveriam ser resolvidos para que o curso do progresso pudesse continuar.
Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

  • Visto o que foi lido sobre o Positivismo de Comte, pesquise mais sobre o Positivismo e comente sobre a importância das idéias Positivistas e de como elas ajudaram na criação da Sociologia.
  • Para os que não fizeram a pesquisa, pesquise sobre os três autores clássicos, Marx, Weber e Durkheim, escolhendo um dos três fale sobre eles.

26 comentários:

  1. Professor: Diego Praciano

    Pessoal agora é hora de pesquisar e comentar sobre o que pesquisou em cima do que estou pedindo, coloquem o nome da sua dupla e vamos Começar.

    ResponderExcluir
  2. Dupla: Yara Kelly e Débora Mota. ;*

    O positivismo foi bastante importante para a sociedade.
    Os aspectos foram fundamentais para o surgimento de estrategias para a melhor convivencia para a sociedade em tempos de guerra.

    ResponderExcluir
  3. dupla;talys e anderson
    Olhando o passado para compreender o presente. Os do “andar de cima”, e não só eles, nos ajudarão a ver melhor o mundo que vivemos opositivismo foi muito inportanti para todos nós

    ResponderExcluir
  4. Augusto comte pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia.

    Ele Queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.

    triu:Raiane Silva, Carlos Mota & Fernando Mota.

    ResponderExcluir
  5. dupla eduardo e douglas

    o proposito voi bastante importante para Este pensador era de uma linha positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade, como era comum se pensar naquela época. E tem mais... como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social.

    ResponderExcluir
  6. Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia.


    Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.

    triu:Rayane silva',Carlos Mota & Fernando Mota *--*

    ResponderExcluir
  7. dupla;juscelino,junior o positivismo e muito importamte para a sociedade e ele possui distinto muito significativo para nos.

    ResponderExcluir
  8. Dupla : Rafaeela' Adjane.
    -> Para Comte positivismo era sociologia,filosofia e pulitica com esses pensamentos surgiu a Sociologia ou seja, ciênciaa que estuda a sociedadee em geeral !

    ResponderExcluir
  9. Dupla:francisco alex e josé cosme : o positivismo trata tanto de assuntos filosoficos,politicos e sociologicos.surgiu para a ajudar a sociedade na epoca da revoluçao industrial e francesa!

    ResponderExcluir
  10. Dupla:Roberta Fiama e Sara Gessica;)
    O positivismo foi bastante importante pois
    ajudou a compreender fatos e relatos q se tinha na época,
    e ajudou na igualdade de toda a sociedade pois colocou ordem em todos os aspectos q envolve a sociedade.

    ResponderExcluir
  11. - O Augusto Comte, criou suas duas obras principais, o Sistema de Filosofia Positiva e o Sistema de Política Positiva e as idéias conduzem e transformam o mundo e é a evolução da inteligência, Os positivistas ajudaram, a formular o problema como anomia a ser ... das principais descobertas da sociologia !

    ResponderExcluir
  12. EQUIPE;ARNALDO,GELSON,ALEXSANDRA

    positivismo;é um conceito utópico que possui dinstintos significados.englobando tanto na perspectiva filósoficas
    e cientificas do século XIX.Quanto outras do sé culo XX.

    ResponderExcluir
  13. comte usava a sociologia comoum meio di entender as açoes humanas.o metodo positivo em modos gerais caracteriza-se pela observaçâo,entretando devise perceber que em cada ciencia ou melhor cada fenomeno tem suas particularidades,de modo e observaçao para cada fenomeno diferante.pois varias pessoas tem maneiras diferentes di agir, a sociologia e um meio pelo qual nos desenvolvemos mais como seres especias.;; dupla;cleubiani e paulo

    ResponderExcluir
  14. eu achei muito intesonte por que fala muito sobre
    desoden e orden e o que e presiso para melhora
    o moral o respeito então e isso. jefin^^

    ResponderExcluir
  15. positivismo ajuda a diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo. Daí a sua pobreza filosófica, mas também o seu maior valor como descrição e análise objetiva da experiência - através da história e da ciência - com respeito ao idealismo, que alterava a experiência, a ciência e a história. Dada essa objetividade da ciência e da história do pensamento positivista, compreende-se porque elas são fecundas no campo prático, técnico, aplicado.

    ResponderExcluir
  16. juscelino;
    O positivismo foi muito bom estudar porque entendemos que a linha do positivismo quer dizer acredita na superioridade da ciencia e no seu poder de explicação

    ResponderExcluir
  17. por isso eu gostei muito do positivismo

    ResponderExcluir
  18. rafael e elves ledo
    o positivismo foi muito importante porque atraves dele a sociologia criou uma ideia critica de que a ciencia oferece a solução para todos os problemas da humanidade

    ResponderExcluir
  19. joão italo

    o positivismo trata mais da desordem e aordem pratada pelo augusto gomte

    ResponderExcluir
  20. o positivismo foi criado por augusto comte e foi ele que criou o termo sociologia

    ResponderExcluir
  21. Trio;Avila Naiara,Nagila,Leiliane. O positivismo ajudou AUGUSTO a estudar o comportamento da sociedade e a entender os problemas da humanidade ja existente,por isso que a sociologia e importante no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  22. Benedito e Aritomar.
    Augusto Conte criador da sociologia era positivista.
    O positivismo é uma corrente filosófica e segundo essa
    corrente a ciencia tem a capacidade de resolver todos os
    problemas da humanidade.

    ResponderExcluir
  23. lucas jakeline comte achava que como problemas matematicos e outros problemas de outras materias tinha solucao os problemas da sociedade tambem tinham.

    ResponderExcluir
  24. brenda e gerlania, achamos muito interessanteo modo como Comte passou a resolveros probelmas da sociedade,onde foi um grande homem

    ResponderExcluir
  25. rogelma o posivitismo e muito importante nao so agora mas tambem na quela epoca;





    algusto conte, foi o qui criou o termo da sociologia a parti da filosofia positiva em mil oito centos e trinta e nove.

    ResponderExcluir