domingo, 9 de maio de 2010

DIFERENÇAS SOCIAIS - PRIMEIRO APRENDER

Sociologia: entendendo as diferenças ...
As pessoas possuem um cotidiano cheio de regras. Têm horários para acordar, para dormir, para comer, para estudar, para trabalhar. Na escola você cumpre horário. Tem que se comportar de determinada maneira, para não ser chamado
à atenção. Você já se perguntou o porquê disso? Quem faz estas regras? Quando "estranhamos" o nosso próprio comportamento e as regras que cumprimos estamos assumindo uma postura sociológica. A sociologia se preocupa em entender como e por que as pessoas se relacionam em grupo.
As regras que cumprimos no nosso dia-a-dia parecem naturais porque já existiam antes do nosso nascimento e nos habituamos com elas. Na verdade, elas foram criadas pelos próprios seres humanos, para organizar a convivência em grupo. Em outras palavras, as regras tornam possível a organização da sociedade. A sociologia nos ensina que cada sociedade se comporta e se organiza de forma diferente, pois cada uma possui um modo próprio de viver, um modo próprio de fazer as regras, ou seja, uma cultura. A sociologia nos ajuda a compreender o modo como nós próprios e como os outros vivem. Explicando as diferenças que existem entre os povos e como as pessoas reagem a essas diferenças, ela permite entendermos melhor os problemas que afetam as sociedades. Entendendo os problemas sociais, podemos
contribuir modificá-los.
Postura Sociológica: a palavra postura, geralmente utilizada para falar das posições do corpo humano, nesta expressão possui o mesmo significado de atitude. A atitude do sociólogo é a de sempre se perguntar o porquê das coisas para tentar descobrir o que existe por trás da nossa realidade. Ele está sempre questionando, mesmo as coisas que parecem mais 'naturais' ou 'normais'. Por isso, estranhar a realidade, perguntar quem faz as regras, como as faz, é assumir uma postura, ou atitude, sociológica.
Ao.
VOCE SABIA?
Habituar: é o mesmo que acostumar. Ter costume é repetir algo sempre. Quando dizemos que alguém se habituou a algo é porque esse alguém transformou uma ação em costume, ou seja, passou a realizar essa ação sem nem se perguntar as razões desse hábito.
A sociologia é uma ciência. E como ciência não existiu desde sempre. Ela apareceu em um momento da história da humanidade que coincide com a passagem da sociedade feudal para a sociedade industrial capitalista. Isto aconteceu porque a industrialização das sociedades, iniciada na Europa no século XVIII trouxe muitas modificações para o mundo e fez surgir problemas como o desemprego, o aumento da fome, da prostituição, da violência e o agravamento das diferenças sociais. Diante de tais situações as pessoas começaram a se perguntar o que estava acontecendo com a sociedade. Na tentativa de encontrar respostas para isto os pensadores da época sentiram a necessidade de criar uma ciência que fosse capaz de estudar os problemas da sociedade para tentar encontrar soluções para eles. A esta ciência o filósofo francês August Comte deu o nome de Sociologia. O termo sociologia foi criado nos anos 1830.

Nenhum comentário:

Postar um comentário